5 Dicas de pintura para apartamento pequeno
Ter um apartamento grande é cada vez mais difícil, principalmente em cidades grandes. Mas não é por esse motivo que seu lar não pode ficar do jeito que você sempre sonhou. Conhecer alguns truques de decoração irá ajudá-lo nessa tarefa!
A pintura é dos processos mais simples, baratos e que podem mudar completamente a forma como percebemos o espaço. Veja abaixo algumas dicas de pintura que funcionam muito bem em apartamentos pequenos.
Use cores claras
A simples mudança da tonalidade das paredes vai melhorar a percepção do ambiente. Cores claras fazem com que o espaço pareça maior do que realmente é. Também é recomendado evitar tons fortes e vibrantes, pois eles podem criar sensação claustrofóbica.
Pisos e paredes da mesma cor
Outro truque que provoca uma diferença bem grande é aplicar o mesmo tom dos pisos nas paredes. Isso faz com que não haja uma separação entre os dois elementos e cria a ilusão de que o espaço é mais amplo. Nessa linha, uma dica interessante é não utilizar rodapés, pois o elemento ajuda a criar essa separação.
Use a mesma tonalidade em ambientes sociais
Claro, você não precisa utilizar a mesma cor em todos os ambientes sociais da casa, mas trabalhar com tonalidades próximas irá provocar a sensação de que o ambiente continua para além dos elementos que separam os cômodos.
Pense na cor dos móveis
Como você já deve ter percebido, a utilização de uma mesma tonalidade dentro do ambiente é fundamental para criar a percepção de que ele é maior. Na hora de escolher as tintas para a pintura do apartamento, opte por tons parecidos com dos móveis que ocupam o cômodo, principalmente os maiores.
Planejamento é fundamental
O sucesso de qualquer reforma começa com o planejamento. Antes de comprar as tintas, é preciso verificar como elas vão ficar no ambiente. Pegue amostras ou consulte o catálogo de cores que apresentam as tintas aplicadas para que você tenha a ideia exata de como vai ficar o resultado final!