Como resolver Bolhas e Manchas na Pintura
Reunimos mais essas ótimas dicas de pintura para você que está sofrendo com bolhas e manchas na pintura do seu ambiente. Veja abaixo como resolver esse problema e renovar seu ambiente:
Bolhas em pituras sobre alvenaria
Normalmente, o principal fator gerador de bolhas é a presença de umidade no substrato, devido a falhas nas impermeabilizações, presença de trincas, fissuras e vazamentos nas tubulações de água, entre outras causas.
Em paredes externas, geralmente são causadas pelo uso da Massa Niveladora para alvenaria (Massa Corrida) para interiores, que, como se sabe, é um produto indicado apenas para superfícies internas.
Neste caso, a Massa Niveladora para alvenaria (Massa Corrida) de ser removida, aplicando-se em seguida uma demão de Fundo Preparador de Paredes, diluído conforme indicado nas embalagens Ibratex. Depois, corrigir as imperfeições com Massa Niveladora para alvenaria específica para exteriores (Massa Corrida PVA), lixar e aplicar o acabamento, que pode ser tinta ou textura.
Em paredes internas, estas bolhas podem ocorrem quando, após o lixamento da Massa Corrida, a poeira não é eliminada ou quando a tinta não foi devidamente diluída. O uso de Massa Corrida muito fraca (camada muito fina), vai gerar pouca coesão e também pode provocar bolhas. A correção deve ser feita com a remoção (raspagem) das partes afetadas. isto feito, recomendamos aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes, corrigir as imperfeições com Massa Corrida, lixar e aplicar o acabamento.
Mais um caso de formação de bolhas acontece quando a nova tinta aplicada umedece a película de tinta anterior, causando a sua dilatação. Para corrigir, recomenda-se raspar as partes afetadas, aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes, retocar a superfície com Massa Corrida para interiores, lixar e aplicar o acabamento.
Manchas escuras provenientes de mofo
São manchas que aparecem normalmente sobre a superfície e, por se tratar de um grupo de seres vivos (fungos, algas e bactérias), proliferam em condições de clima favoráveis, como em ambientes úmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Para corrigir, recomendamos:
– Lavar toda a área afetada com escova de náilon ou pano e uma mistura de água sanitária e água potável na proporção de 1:2 (Uma porção de água sanitária para duas porções de água potável)
– Deixas a solução agir por aproximadamente 4 horas
– Lavar com água a fim e eliminar resíduos de água sanitária
– Repetir a operação até a eliminação total do mofo
– Em áreas externas, o uso do hidrojateamento é recomendado
– Deixar secar e repintar
Manchamento amarelado em áreas internas
Pode ser provocado por gordura, óleo ou fumaça de cigarro (nicotina). Antes de repintar os ambientes atacados por tais manchas, recomenda-se lavar a superfície com uma solução de água com 10% de amoníaco ou com detergente à base de amônia. Este procedimento, quando desejado, pode ser complementado pela aplicação de uma demão de Selador Acrílico Pigmentado diluído conforme indicado nas embalagens Ibratex. O acabamento pode ser aplicado sobre o fundo ou diretamente na superfície lavada.
Tambem é comum aparecer esse tipo de manchas em forros ou placas de gesso, devido ao tipo de desmoldante utilizado na confecção dessas placas. A melhor solução é isolar estas manchas com a aplicação de uma demão de Fundo Preparador de Paredes Ibratex.
E então? Gostou das dicas? Tem mais alguma dúvida? Quer compartilhar com a gente alguns problemas que você já enfrentou? Então utilize os comentários abaixo ou interaja no facebook ou instagram oficiais da Ibratex!