Dicas de Pintura: Pintura Caixa
Você já deve saber que usar a pintura para transformar ambientes é uma obra fácil de ser feita, né? É através delas que é possível modificar qualquer cômodo e ainda deixar tudo ainda mais a sua cara.
O que tem ganhado destaque entre arquitetos e decoradores são as pinturas de efeito caixa ou como também é conhecida: pintura setorizada.
Pintura setorizada é quando você pinta apenas uma área delimitada, seja da parede ou do teto, ao invés de pintar o ambiente inteiro. Uma das principais vantagens dessa técnica é conferir efeitos na decoração, como por exemplo dar a impressão de ambiente mais amplo.
Além de conferir amplitude, a pintura caixa também pode ser uma mão na roda para quem pensa em delimitar espaços nos ambientes sem precisar gastar muito. Afinal, a pintura é um recurso de decoração bastante econômico, sem falar que ao pintar apenas partes do cômodo você também acaba utilizando menos tinta.
Agora que você já sabe o que é uma pintura setorizada, que tal colocar em prática e ver três formas de fazer essa pintura?
3 FORMAS DE FAZER PINTURA SETORIZADA
1) Caixa ou bloco
O efeito caixa é resultado da pintura do teto ou do chão como uma continuidade da parede, a fim de dar tridimensionalidade ao ambiente. Em termos de pintura setorizada, essa é uma das melhores opções para delimitar espaços e criar novos ambientes sem precisar de reforma.
É uma técnica muito utilizada, por exemplo, em hall de entrada e na delimitação de áreas de trabalho ou estudos. Apartamentos conjugados e com ambientes de múltiplas funções são ótimos espaços para aplicar essa ideia. Outro local muito legal para se colocar em prática são as cabeceiras de cama. Ficam perfeita e dispensam móveis.
2) Meia parede
A meia parede também é considerada como uma técnica de pintura setorizada. Entretanto, embora possa ser utilizada também para delimitar espaços, sua vantagem principal é dar a impressão de amplitude para o cômodo. Isso acontece porque o olhar percorre a linha horizontal e assim consegue visualizar melhor o espaço como um todo.
3) Gráfico ou geométrico
Os elementos gráficos ou geométricos também podem ser utilizados para delimitar espaços e delimitar funções para cada área. Além das linhas e círculos, formas orgânicas, mais soltas, funciona, igualmente bem dentro dessa proposta.
#dicadepintura #paisagimso #tendência #tendências #cor #cores #estilo #estilos #decoração #2024 #interior #jardim #planta #plantas #ibratextexturas #ibratextintasetexturas #pintor #arquiteto #arquitetura