Grafiato ou textura?
O uso de um ou outro dependerá muito da qualidade estética que você quer para sua casa. Ambos tem basicamente as mesmas características em termos de proteção da parede. O que vai mudar é o efeito estético, já quem ambos são distintos neste sentido. Compare abaixo os resultados:
Posso usar grafiato em paredes internas?
Pode, mas com moderação. Não seria aconselhável aplicar grafiato em todas as paredes internas de sua casa, mas eventualmente uma parede ou parte dela como efeito de decoração pode ser feito sim e fica muito bom. Algumas pessoas optam por metade da parede da sala com grafiato e depois uma pintura com uma cor diferente. Fica muito bom! 🙂
Textura e grafiato protege a parede ou muro?
Sim. Esta é na verdade a sua principal função. Depois de aplicados e seco, esses produtos formam uma camada bastante uniforme e rígida que impede a penetração de umidade ou pelo menos ajudar a evitar.
Como se aplica textura?
Usando um rolo próprio que tem ranhuras. Esse rolo é usado como rolo de pintura, a diferença é que as ranhuras dele farão o desenho na parede. Antes disso, é preciso dissolver a textura em água até formar uma massa mais mole e que seja capaz de ser aplicada. Veja atentamente as instruções nas novas embalagens ibratex e conte sempre com auxílio profissional.
Como se aplica grafiato?
Assim com a textura é necessário dissolver em um pouco de água para dar um ponto mais adequado a aplicação. Só que neste caso a aplicação é feito com a desempenadeira, da mesma forma que se aplica massa corrida. Após aplicar uma camada uniforme do grafiato vem a segunda parte que é riscar com uma desempenadeira de plastico. Há várias formas de riscar, como horizontal, vertical, nos dois sentidos, formando quadrinhos ou em espiral. Pesquise, teste, veja na nossa completa linha de texturas a que mais te agrada.
Textura e grafiato é mais usado em muros?
Não necessariamente. O uso desses produtos são comuns na área externa, seja em paredes ou muros.